Avazooterapia

O ato de montar a cavalo, desde o início da história da humanidade, se apresenta com um sentido educativo, pedagógico, terapêutico e recreativo, favorecendo assim, física e psicologicamente, seus cavaleiros. Desde antes da era cristã, o homem já estava ciente dos benefícios obtidos através da equitação, ou seja, do uso do cavalo, feito de maneira empírica, onde demonstrava seu valor e, com isso, despertava seu valor e força aos médicos da época.

A termo Equoterapia foi criado pela ANDE BRASIL, caracterizando todas as práticas que utilizem o cavalo com técnicas e atividades eqüestres, objetivando a reabilitação e/ou educação de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais.

O cavalo, quando utilizado como instrumento terapêutico obtém resultados dificilmente alcançados por outros tratamentos, pois age simultaneamente no sistema orgânico e psicológico, além de beneficiar o comportamento social.

Algumas características do cavalo e a sua utilização na Equoterapia:

  • Movimento tridimensional do dorso do cavalo: ajuda a fornecer imagens cerebrais seqüenciais e impulsos importantes para se aprender ou reaprender a andar.
  • Movimento rítmico - balançante: estimulam o metabolismo, regulam o tônus muscular e melhoram os sistemas cardiovascular e respiratório.
  • Movimento e a mudança de equilíbrio constante: estimulam o sistema vestibular e solicitam uma adaptação incessante do próprio equilíbrio, fortalecendo a musculatura e a coordenação.
  • Imponência e altura do cavalo: desenvolvem a coragem, a autoconfiança, a concentração, sentimento de independência.
  • Docilidade e o contato do cavalo: desenvolve a calma, a capacidade social e na comunicação.

O Conselho Federal de Medicina reconheceu os benefícios da equoterapia, através do parecer 06/97, em Sessão Plenária de 09 de abril de 1997.

Domingos Húngaro (antiga Estrada do Salvaterra) km 4,5
Bairro Salvaterra - Juiz de Fora - MG

   Aline Mattos  (fonoaudióloga)  9 8831 - 9492
   Heloá Pereira  (fisioterapeuta)  9 8872 - 0674
   Renata Prata  (psicóloga e equitadora) 9 9971 - 3601